Tensão Pré – Menstrual

TPM: cada uma tem a sua. Tem mulher que fica sensível e chora (tipo eu), tem mulher que fica nervosa e tem mulher que não sente nada. Mas além desses sintomas, acontecem outras coisas no nosso corpo e tem explicação pra tudo isso! Vamos aprender:

  • O que é e porque temos TPM?

Ela aparece em cerca de 80% das mulheres. Ocorre por causa da alteração hormonal que acontece no nosso corpo de 10 a 15 dias antes da menstruação.

  • Sintomas mais comuns

Nessa época ocorre o aumento na produção de prostaglandinas que são substâncias que causam inchaço. Dor de cabeça, raiva, irritação, choro fácil, tristeza, espinhas… A quantidade e intensidade dos sintomas depende de cada pessoa.

  • Quando termina?

Geralmente no primeiro dia da menstruação, mas você pode sentir melhoras só no terceiro dia.

  • Quais os tipos de TPM?

Os médicos dizem existir dois níveis. O moderado, que é quando você sente apenas alguns sintomas e o intenso, que é quando a TPM atrapalha seu dia a dia, te deixando pra baixo, com vontade de chorar por nada e nervosa com todo mundo. Como a TPM é considerada um distúrbio, é necessário acompanhamento médico nos dois casos.

  • Como diferenciar a TPM de outro problema?

Observe. Se você anda triste, nervosa, irritada. Se as pessoas estão comentando, e veja se esses dias correspondem aos dias que antecedem a menstruação.

  • Qual a solução?

Apenas um médico pode indicar o tratamento. Nos casos do tipo ‘moderado’, diuréticos para diminuir o inchaço ou óleo de prímula para melhorar o humor. Nos casos do tipo ‘intenso’ o tratamento pode ser feito com pílula anticoncepcional ou antidepressivos.

  • Como prevenir?

Evite alimentos com muito sal, pois aumentam o inchaço, além de café e chá-mate, já que cafeína aumenta a ansiedade. Faça exercícios físicos três vezes por semana para que o corpo libere endorfina, que dá uma levantada no humor.

  • Alimentos que ajudam

Vitamina B6 (couve, agrião, espinafre) e B1 (cereais integrais, feijão, peixe, fígado) ajudam. Com esses alimentos os sintomas da TPM vão melhorar.

  • E porque devorar chocolate?

Isso é bem um mito. A vontade é de comer qualquer doce mas se chocolate é o seu favorito você vai se concentrar nele. É que os doces dão uma sensação de bem estar no organismo, mas se forem ingeridos rapidamente dão um pico de energia que passa logo. Por isso a vontade de comer mais volta.

  • E as espinhas?

Ela não têm muito a ver com a TPM e sim com a menstruação. A quantidade do hormônio progesterona aumenta antes da menstruação. Essa mudança turbina a produção de gordura pelas glândulas sebáceas, por isso as espinhas aparecem.

Espero que vocês tenham gostado! Agora sabem o porquê das mudanças e o que fazer para evitar o ‘drama’. Beijos, 🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s