Resenha: A Guerra dos Tronos

Oi, pessoas! 😀 Domingo é dia de resenha aqui no blog e o livro de hoje é A Guerra dos Tronos da série As Crônicas de Gelo e Fogo do George R.R Martin. 

Sinopse: Em uma terra onde o verão pode durar décadas e o inverno toda uma vida, os problemas estão apenas começando. O frio está de volta e, nas florestas ao norte de Winterfell, forças sobrenaturais se espalham por trás da Muralha que protege a região. No centro do conflito estão os Stark do reino de Winterfell, uma família tão áspera quanto as terras que lhe pertence. Dos lugares onde o frio é brutal, até os distantes reinos de plenitude e sol, George R.R Martin narra uma história de lordes e damas, soldados e mercenários, assassinos e bastardos, que se juntam em um tempo de presságios malignos. Entre disputas por reinos, tragédias e traições, vitória e terror, o destino dos Stark, seus aliados e seus inimigos é incerto. Mas cada um está se esforçando para ganhar este conflito mortal: a guerra dos tronos.

13147927_956819014434748_821987996_o

Confesso que não ia fazer resenha dessa série porquê muita gente conhece. Mas de tanto comentar com várias pessoas e receber em troca várias caras de: ‘não faço a menor ideia do que você está falando’, resolvi escrever sobre. As Crônicas de Gelo e Fogo é uma sequência de 5 livros (por enquanto, estamos aguardando o 6°) que virou série da HBO em 2011 com o nome em inglês deste primeiro livro: Game of Thrones. Eu assisti toda a primeira temporada, comecei a segunda e então resolvi comprar os livros no final de 2014, mas só no começo desse ano comecei a ler. P.S.: Se você é um comprador de livros compulsivo vai me entender. Por já conhecer a história, minha primeira fascinação foi com a semelhança do primeiro livro com a primeira temporada. Os diálogos, as falas, as cenas, a sequência de acontecimentos… é tudo muito parecido!

A história é narrada em 3° pessoa (e vocês já sabem que isso já ganha pontos comigo) e cada capítulo é nomeado com o nome da pessoa que será contada a história daquele capítulo. Por exemplo: no capítulo chamado Daenerys, o narrador conta pelos olhos dela e assim com todos os outros.

13199166_956818981101418_1781400901_o

Westeros é dividida em 7 reinos que foram conquistados há muitos anos pela família Targaryen. Depois de muito governar e tendo um rei louco no poder, a família Targaryen foi perseguida e quase dizimada por outras famílias. Daenerys Targaryen e seu irmão Viserys Targaryen, ainda crianças fugiram de Westeros. Hoje, já adulto, Viserys fará de tudo para conquistar o trono que é seu por direito. Quando o Rei Louco morreu, Robert Baratheon assumiu o trono e tomou como esposa Cersei Lannister, uma mulher sedenta por poder. Quando a Mão do Rei morre, Robert sai de Porto Real (sul de Westeros) e viaja com a sua família até Winterfell (norte de Westeros) para propor ao seu amigo, Eddard Stark, senhor de Winterfell, para que seja a nova Mão do Rei. E ao aceitar como uma obrigação, Eddard não fazia ideia do quanto isso custaria à sua família.

Na história conhecemos outros personagens bem importantes. Jon Snow, filho bastardo de Eddard (cuja mãe ninguém sabe quem é), é um rapaz corajoso e tão instruído quanto os irmãos. Ele se oferece para servir na Patrulha da Noite, um grupo de homens que veste negro e abre mão da família para proteger a Muralha (que protege Westeros). Os filhos de Eddard e meio-irmãos de Jon: Robb, o legítimo mais velho e com idade aproximada de Jon; Sansa, a filha mais bela e recatada; Bran, um garoto esperto que adora escalar; Arya, uma menina que insiste em lutar como um menino, se vestir como um menino e se apavora com a ideia de se casar. É a irmã mais querida de Jon; e Rickon um garoto de 3 anos. Catlyn, é a esposa de Eddard. É uma mulher sábia e uma mãe protetora. Na família Lannister, além de Cersei, conhecemos Jamie, seu irmão gêmeo e cavaleiro da Guarda Real. Tyrion, o irmão mais novo que nasceu anão e é rejeitado pela irmã, o pai e a maioria dos personagens. Ele é um homem brilhante, inteligente e esperto. Tem também os filhos do rei Robert e a rainha Cersei: Joffrey, prometido em casamento à Sansa Stark, e Myrcella e Tommem. Durante a história conhecemos outros personagens chave como Lorde Baelish e Varys, conselheiros do rei. A irmã de Catlyn, entre outros.

Uma das coisas que mais fascina na série, é a humanidade dada à cada um dos personagens. Eles não são maus ou bons. Eles tomam decisões certas e erradas, baseada em interesse próprio ou de um reino. Não existem vilões e mocinhos. Todos são vilões e mocinhos. Todos provocam vários sentimentos no leitor e também no espectador. Claro que existem os que são mais chatos, que sempre tomam decisões erradas, que são egoístas e assim por diante, haha! E existem outros que cativam e quase sempre acertam!

Enfim, a escrita do George é maravilhosa. Me senti mais íntima dos personagens com a leitura ❤ E fica aqui a minha indicação de leitura e de série de hoje. Abaixo o trailer da primeira temporada de Game of Thrones:

  • Editora: Leya
  • Páginas: 567
Anúncios

5 comentários sobre “Resenha: A Guerra dos Tronos

    • Eita, haha! Comigo foi desse jeito! Por isso demorei tanto tempo pra começar a ler. São 5 livros tãão grandes haha! Mas tá fluindo bem! O terceiro (A Tormenta de Espadas) é o maior e foi o que eu mais gostei e li mais rápido! Agora to lendo o 4° (O Festim dos Corvos) e dei uma empacada… mas tá indo. Um dia eu termino haha!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s