Resenha: Uma Longa Jornada

Uma Longa Jornada é um livro do Nicholas Sparks, mas não espere mel, choro e flores em toda a história. Vem que eu te explico!

13234935_961365070646809_1912040088_o

Sinopse: Aos 91 anos, com problemas de saúde e sozinho no mundo, Ira Levinson sofre um terrível acidente de carro. Enquanto luta para se manter consciente, a imagem de Ruth, sua amada esposa que morreu há nove anos, surge diante dele. Mesmo sabendo que é impossível que ela esteja ali, Ira se agarra a isso e relembra momentos de sua longa vida em comum: o dia em que se conheceram, o casamento, o amor pela arte, os dias sombrios da Segunda Guerra e seus efeitos sobre eles e suas famílias. Perto dali, Sophia Danko, uma jovem estudante de história da arte, acompanha a melhor amiga até um rodeio. Lá é assediada pelo ex-namorado e acaba sendo salva por Luke Collins, o caubói que acabou de vencer a competição. Ele e Sophia começam a conversar e logo percebem como é fácil estarem juntos. Luke é completamente diferente dos rapazes privilegiados da faculdade. Ele não mede esforços para ajudar a mãe e salvar a fazenda da família. Aos poucos, Sophia começa a descobrir um novo mundo e percebe que Luke talvez tenha o poder de reescrever o futuro que ela havia planejado. Isso se o terrível segredo que ele guarda não puser tudo a perder. Ira e Ruth. Luke e Sophia. Dois casais de gerações diferentes que o destino cuidará de unir, mostrando que, para além do desespero, da dificuldade e da morte, a força do amor sempre nos guia nesta longa jornada que é a vida.

Sabe aquele livro gostosinho que é capaz de te salvar de uma depressão literária ou de uma ressaca? Uma Longa Jornada é esse livro! Eu já li 4 livros do Nicholas, mas esse foi o primeiro que li antes de assistir o filme. Comprei Um Amor Para Recordar porque amei o filme quando assisti e queria a história escrita comigo. Mas aí levei um choque quando percebi que a história do livro era bem diferente da do filme. Comprei O Melhor de Mim porque amei o filme e eu e o Gus assistimos no cinema, no dia em que ele me pediu em casamento. Outro choque! Percebi muitas diferenças entre o livro e o filme. Comprei Querido John porque achei o filme super estranho e cheio de pontos de interrogação e advinha?! Então li a sinopse de Uma Longa Jornada e resolvi comprar. Logo depois saiu o trailer do filme, mas eu disse a mim mesma que só assistiria o filme quando lesse o livro.

Sophia é uma garota que está quase terminando a faculdade e ainda não sabe o que fazer. Ela terminou há pouco com o namorado Brian, um cara que achava que podia namorar com Sophia e as outras garotas da faculdade. Mas depois do término Brian começou a perseguir por todos os Sophia para tentar um reconciliamento e isso fez com que ela evitasse ao máximo sair de casa. Mas a um dia, sua melhor amiga consegue fazer com ela saia de casa e elas vão á um rodeio. Lá ela conhece Luke ❤ o rapaz que ganhou a competição. Luke é aquele rapaz bonito, simpático, tímido que dá vontade de levar pra casa, sabe? E logo Sophia e Luke se tornam amigos. E logo Sophia e Luke se apaixonam. O romance deles vai crescendo aos poucos e a medida que cada tijolinho dessa relação vai sendo empilhado, o leitor percebe que apesar das inúmeras diferenças, os dois foram feitos um pro outro e você começa a torcer de verdade pra que eles fiquem juntos e que o tio Nick não dê a louca e mate um deles.

Do outro lado da história conhecemos Ira. Um senhorzinho super simpático de 91 anos que sofre um acidente grave e começa a ver Ruth, esposa falecida, em meio ao delírio. Eles conversam sobre tudo, desde o dia em que se conheceram até aquele momento. A força do amor dos dois é maravilhosa e real! Poderia ser a história dos seus avós ou dos seus vizinhos que são casados há mais de 50 anos. Ira e Ruth se tornaram um dos meus casais fictícios favoritos.

Nicholas vai intercalando a narração da história de Ira e Ruth com a narração da história de Luke e Sophia. As duas histórias são lindas, suaves e se entrelaçam no final. (não é spoiler, está escrito na sinopse e é óbvio que as duas histórias iriam se encontrar, não é mesmo?)

Depois de ler eu assisti o filme e tenho algumas considerações a fazer. Existem coisas diferentes mas cada uma bela á sua maneira. Por exemplo: no livro Luke é um rapaz determinado, destemido, tímido, protetor, e… ah, você entendeu! No filme a determinação e a coragem são arrogância e eu não gostei muito disso. E apesar de gostar do ator, achei ele um pouco velho pro papel. Sophia não é tão menininha quanto a do filme. O modo como é contada a história do Ira e da Ruth são bem diferentes. No livro ficou ótimo, e no filme também. Pois o Luke e a Sophia do filme precisavam da história da Ruth e do Ira como ela foi mostrada no filme. Enfim, existem outros detalhes diferentes mas que não precisam ser ditos aqui. Mas resumindo: o filme é legal, mas o livro é melhor. Ain, deu uma vontade de ler de novo ❤ Se tornou um dos meus favoritos! Ah, uma dica: se você tem receio de ler os livro do Nicholas por achar os filmes melados demais, não se preocupe. Tio Nick constrói a história de forma bem leve e suave. E se você ama os filmes e quer ler os livros… bom, pode se assustar com algumas coisas. Mas as histórias dos livros não deixam de ser românticas ❤ Abaixo o trailer de Uma Longa Jornada:

  • Livro: Uma Longa Jornada
  • Editora: Arqueiro
  • Páginas: 361
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s