Resenha: A Fúria dos Reis

13569803_988684684581514_213548213_o

  • Editora: Leya
  • Páginas: 624

Oi, leitores 🙂 A resenha de hoje é do segundo livro da série As Crônicas de Gelo e Fogo do George R. R. Martin, A Fúria dos Reis. Eu já fiz a resenha do primeiro livro, A Guerra dos Tronos (leia aqui!) Segue a sinopse:

Sinopse: Quando um cometa vermelho cruza os céus de Westeros, os Sete Reinos estão em plena guerra civil. Os exércitos dos Starks e dos Lannister estão se preparando para o confronto final, e Stannis – irmão do falecido Rei Robert – , desejoso de possuir um exército que lute pela sua reivindicação ao trono, alia-se a uma misteriosa religião oriental. Porém, seu irmão mais novo também se proclama rei. E, enquanto isso, os Greyjoy planejam vingança contra todos os que os humilharam dez anos atrás. Ainda, no distante Leste, poderosos dragões estão prestes a chegar aos Sete Reinos, trazendo fogo e morte… Um perigo de proporções gigantescas, muito maior do que as grandes guerras! 

Ainda não li o último livro da série, mas posso dizer que até agora esse foi o livro que me deixou mais cansada psicologicamente e fisicamente. Não pela leitura ser chata ou maçante. A escrita do George é brilhante e te deixa fascinado a cada página. Posso dizer que o cansaço veio da intensidade do livro que cansou meus pensamentos e consequentemente meu corpo. É agora que a guerra de fato começa e eu sempre fico meio abalada com histórias de guerra, mesmo sendo fictícias. Eu comecei a sentir muito medo por meus personagens favoritos e cheguei a chorar quando pensei que minha personagem favorita iria morrer… mas parei quando lembrei que ela estava viva nos livros seguintes e na série, haha! 

Achei a Daenerys meio frouxa nesse livro. Ela tinha um comportamento bem parecido com uma garota de 13 anos… que de fato é a sua idade no primeiro livro, haha! Seus impulsos e o grande desejo de conquistar logo Westeros a deixou quase boba diante das situações… ao contrário da Daenerys da série. Na série, mesmo agindo por impulso e com desejo de se afirmar, ela conseguiu se sair bem e escutar melhor a razão. Não estou dizendo que o comportamento da Daenerys nesse segundo livro foi de uma completa idiota, só esperava um pouco mais de inteligência e estratégia. Mas sabem como é… criei expectativas de que ela era incrível em todos os livros. Então sim, a culpa foi minha!

A vida de Arya deu uma grande reviravolta desde que o pai morreu e ela teve de fugir de Porto Real. Yoren (um homem da Patrulha da Noite) disse que a levaria em segurança para o Norte, para junto de sua família. Mas isso é Game of Thrones e sabemos que as coisas não são tão simples assim. Arya enfrentará vários desafios nesse livro. Desafios que muitos homens valentes sucumbiriam e isso só me faz amá-la cada vez mais. E sim, tenho muito medo disso.

A situação na Muralha não está nada bem e os patrulheiros vão se aventurar para lá da muralha em busca de respostas. Mal sabendo que o que mais temem é verdade e está se aproximando. E toda a Westeros está em guerra e as pessoas estão tomando seus lados. Depois da morte de Robert Baratheon, Stannis Baratheon se auto proclamou rei, alegando que Joffrey (filho de Robert e Cersei) é na verdade fruto de incesto entre Cersei e Jamie. Renly Baratheon (irmão mais novo) também se proclama rei e diz que tem muito mais jeito e amor aos súditos do que Stannis. Joffrey foi proclamado rei por ser filho de Robert, Robb Stark foi proclamado Rei do Norte e Balon Greyjoy também entra na moda. Mas então, o que acontece no livro? Em resumo: Guerra. Sangue. Cabeças voando. Estupro. Fuga. Fogo. Nariz quebrado. Gente morta por todos os lados!

Comparando a 2° temporada com o livro, achei a adaptação bastante fiel. Claro que alguns detalhes sempre mudam, mas no geral o resultado é bem satisfatório. E claro, vale a pena sim ler o livro mesmo tendo assistido a série! Abaixo, o trailer da 2° temporada de Game of Thrones:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s